“Sendo” durante a pandemia.

Nos últimos dias tenho experimentado em mim a sensação de alienação em relação às tantas notícias repetidas relacionadas ao Covid-19. Se nos permitirmos, somos de tal forma inundados com tantas informações que se torna difícil formar uma compreensão lógica, mínima…

6 Comentários

Sabotagem, boicote?

Desde minha última postagem, recebi por parte de leitores do blog dúvidas questionando-me a respeito de boicote ou melhor dizendo de auto boicote ou auto sabotagem. Então resolvi escrever esse texto falando um pouco a esse respeito. Antes de entrar…

0 Comentários

A angústia que antecede o natal

Que ano!? Quantas surpresas? Sem importar de que área falar, as surpresas realmente foram e estão sendo muitas. Quem poderia, com um mínimo de certeza, afirmar que a campeã de futebol da copa da FIFA de 2014, sairia ainda na…

2 Comentários

A psicologia e os atendimentos on-line

É inegável que a tecnologia, em especial a Internet, tem revolucionado todas áreas do conhecimento e de modo bastante democrático, sem distinções de classes sociais. Mas em muitos casos a tecnologia traz em seu bojo alguns problemas e novas necessidades…

0 Comentários

Todos pela Saúde

Nessa última semana, entre os dias 25 e 27 de setembro, ocorreu em São Paulo o evento Todos Juntos Contra o Câncer, em que tive a oportunidade de participar como ouvinte em algumas palestras e painéis, e confesso que fiquei…

0 Comentários

O tédio e suas manifestações

Nosso mundo é cada vez mais líquido, como afirma Bauman, em seus inúmeros escritos, e isso é cada vez mais perceptível a olhos nus ao nos colocarmos em situação de observação do mundo. Essa liquidez a que o sociólogo se…

0 Comentários

Envelhecimento no século XXI

Bem pouco tempo atrás imaginávamos que aos 50 anos seríamos velhos e a morte já estaria à espreita, mas o tempo passou e ao contrário daquele pensamento ingênuo estamos conseguindo números bastante longevos em comparação aos de gerações anteriores que…

1 Comentário

Depressão e o tempo

Meu tema de pesquisa quando em minha graduação em psicologia  foi a Depressão, aliás, a Depressão na pós-modernidade, ou seja, essa que conhecemos nos nossos tempos. Por alguma motivação, não sei se por conta do meu desejo de escrever para…

0 Comentários